Sou ovolactovegetariana há 1 ano, já não comia carne bovina há muito tempo e resolvi deixar de comer qualquer tipo de animal, mas me alimento dos derivados do leite e ovos. Minha dúvida era se eu ficaria anêmica ou fraca, mas nada disso ocorreu. Minha alimentação agora é baseada em laticínios, frutas, verduras bem verdes, legumes, massas, ovos, arroz, feijão, soja, alguns alimentos com muita proteína como a quinua, devem ser incorporados.
Estudos com vegetarianos demonstram claramente que a ingestão de ferro, ao contrário do que muitos pensam, é maior do que a de não-vegetarianos. Esses estudos demonstram que os vegetarianos costumam ingerir cerca de 15 a 20 mg de ferro por dia e, como a sua absorção é de cerca de 10%, absorvemos 1,5 a 2 mg por dia, que é a quantidade necessária. Para ajudar ainda mais, a vitamina C é um dos maiores promotores da absorção de ferro. Os vegetarianos ingerem o dobro de vitamina C do que os onívoros, o que favorece intensamente a absorção do ferro.
Estudos populacionais demonstraram claramente que a prevalência de anemia ferropriva em vegetarianos é a mesma que a encontrada em onívoros. O artigo científico mais recente que discorre sobre esse fato pode ser encontrado com nome "Bioavailability of iron, zinc, and other trace minerals from vegetarian diets" e pode ser encontrado com a referência: American Journal of Clinical Nutrition. 78(3 Suppl):633S- 639S, 2003 Sep. Assim, não podemos, em hipótese alguma, dizer que o ferro contido na carne é tão importante quanto se alegam por aí.
Fonte: Grupo Bem Alimentado.Texto de Eric Slywitch:
Seria Jesus vegetariano?Alguns dizem que sim:
Jesus é amor e misericórdia na forma humana, e há fortes evidências de que era um vegetariano. Por exemplo, na época de Jesus, o sacrifício animal era uma desculpa para os seres humanos comerem carne animal, e Jesus objetava os sacrifícios animais a cada chance. Ele expulsou aqueles que vendiam animais para sacrifício e consumo para fora do templo, instituiu o batismo no lugar dos sacrifícios animais, e disse que Deus "requer misericórdia, não sacrifício" e eliminou os sacrifícios animais completamente na Ultima Ceia (uma refeição de Páscoa vegetariana). Deus criou cada animal com a capacidade de sentir dor e sofrimento. Mas nas granjas de criação intensiva de hoje, os animais têm os chifres e bicos arrancados e são castrados, tudo sem anestesia. A fim de maximizar os lucros, são amontoados juntos no menor espaço possível. A maioria fica confinada num espaço tão pequeno que nem conseguem se virar. Muitos nunca vêem a luz do dia ou sentem a terra ou a grama sob seus pés. Finalmente, são transportados em caminhões sem alimento ou água, sujeitos aos extremos de temperatura do clima, rumo a uma morte aterrorizante e infernal.
Quanto ao milagre dos peixes:
Friedrich, que é vegano (uma pessoa que não se alimenta de produtos animais, nem de leite ou ovos), tem uma explicação diferente. As histórias após a ressurreição de Jesus comendo peixe, ele diz, foram acrescentadas por escritores posteriores para dar credibilidade à crença de que Jesus estava presente em carne e osso, e não apenas em espírito. E ela alega que os "peixes" mencionados na história da alimentação de 5.000 pessoas são realmente uma tradução errônea da palavra hebraica "fishweed", um tipo de alga marinha largamente consumida no Oriente Médio.
Ainda paira a dúvida se realmente Jesus era vegetariano, mas pelo sim ou não, NÃO comer carne me faz sentir que não estou contribuindo com o mal maior , maltartar um animal para satisfazer um prazer que pode ser satisfeito com outros alimentos.
Concordo com Angela Cox: "Eu acredito que Deus colocou os animais nesta Terra para nós cuidarmos, não para explorarmos, maltratarmos e tratarmos com crueldade".